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A DOUTRINA  
DAIMISTA

Doutrina Daimista é uma doutrina Cristã, Mariana e Carismática brasileira, aberta a todas as vertentes religiosas da Luz cuja meta fundamental é a cura física, emocional e espiritual através do Autoconhecimento.

É uma prática espiritual de autoconhecimento, de celebração à vida em louvor ao Sol, à Lua, às Estrelas, a Terra, ao Vento, ao Mar, à Floresta e a todos os poderes e belezas da Natureza.

Sua cerimônia é definida como Trabalho, liturgia que congrega vários elementos dentre os quais a ingestão do chá sacramental da floresta amazônica e engloba oração, musicalidade, canto, dança, meditação, apresentação física do espaço cerimonial, o arranjo dos participantes e a seqüência dos atos ritualísticos.

É uma Doutrina “musicada”. O ritual é composto por sessões espirituais nas quais se cantam Hinos acompanhados de instrumentos musicais variados.

Os Hinos, são aglutinados de acordo com o tipo de Trabalho ou Ritual e são chamados de Hinários.

Os Hinários na Doutrina Daimista, são entendidos como mensagens provenientes do mundo espiritual nos quais se revelam os mistérios da vida e propiciam um mergulho profundo para a descoberta de si mesmo e o recebimento de instruções. São, juntamente com a Biblia, Livros Sagrados, que contêm as verdades de uma ética a ser observada.

 

A Doutrina Daimista foi plasmada por Raimundo Irineu Serra, que seria conhecido posteriormente como “Mestre Irineu”. Era um homem negro, com quase dois metros de altura e descendente de escravos africanos. Nascido em 1892 e natural do Estado do Maranhão, migrou para o Acre em 1912 como soldado da borracha.

Faleceu em 1971 deixando muitos seguidores. Conheceu a bebida indígena Ayahuasca nesse Estado, próximo ao Peru, até por ser muito comum seu uso nesta região com muitos propósitos, dentre outros como a conhecida “garrafada” para tratamento de quaisquer males físicos, emocionais e espirituais.

A REVELAÇÃO

Mestre Irineu apesar de ser uma pessoa de origem modesta, era um buscador de filosofias espirituais. Suas primeiras experiências com a Ayahuasca foram com índios e caboclos da fronteira com o Peru.

Em algumas dessas vezes, ao tomar a Ayahuasca, recebeu uma instrução: deveria se ausentar por um tempo, ir para a floresta e lá se preparar para o encontro com uma entidade espiritual. Assim fez: certo dia entrou em contato com uma presença espiritual feminina, que revelou que lhe transmitiria a chave de uma Doutrina.

Esta presença feminina lhe foi revelada por uma visão de uma grande luz sob a forma da lua, que se declarou como sendo a Rainha da Floresta. Quando se toma esta bebida, concebida como um Ser Divino, um Sacramento, ou uma Eucaristia, se busca um contato com o mundo invisível espiritual, já que se trata de um expansor de consciência que faz com que todos os sentidos fiquem profundamente apurados. Neste momento de entrega e devoção no qual a pessoa se propõe a enxergar a si mesmo, e às realidades externas e internas, há a possibilidade de se PEDIR por algo.

Esse pedido pode ser por saúde, paz interior, alegria, harmonia, equilíbrio ou o que o seguidor desejar para si em seu momento de vida. Daime é uma invocação: Dai-me, Força, Dai-me Luz, Dai-me Amor... Daí ser um Santo Daime ou um Santo pedido – nova denominação da ayahuasca, definida por essa ocasião da revelação da Rainha da Floresta ao Mestre Irineu. Devemos nos responsabilizar pelo algo pedido. Pode mudar e em muito a nossa vida.

Mestre Irineu começou a receber seus hinos por ocasião destas instruções. Recebeu cento e trinta e dois hinos, que compõem seu hinário “O Cruzeiro Universal”. Mestre Irineu não sabia como cantar, mas declarava que, ao ter recebido este dom da Rainha da Floresta, um dia cantou seu primeiro hino: Lua Branca.

 

UMA DOUTRINA CANTADA

A Doutrina Daimista é uma prática espiritual que concentra sua doutrina nos hinos entoados durante os rituais.

Como hinos recebidos mediunicamente do Astral, é neles que está expressa sua cosmovisão, o conjunto de preceitos e explicações que compõem sua composição doutrinária e espiritual. Os hinários são tidos verdadeiramente como Livros Sagrados. Às vezes são referidos como o Terceiro Testamento. Hoje em dia possuímos um acervo oficial de mais de mil hinos, incluindo os hinários do Mestre Irineu, do Padrinho Sebastião, do Padrinho Alfredo e de seus contemporâneos, além dos hinários de dirigentes locais, dos inúmeros núcleos ayuasqueiros, das mais variadas correntes.

Os primeiros seguidores de Mestre Irineu no início de sua caminhada Daimista eram pessoas que chegavam em procura de cura para doenças - doenças físicas e espirituais. No ínicio eram bem poucos, e o próprio Mestre costumava dizer que "quanto menos somos, melhor passamos". Dizia também que "o Daime é para todos, mas nem todos são para o Daime", o que explica que tanta gente tenha chegado sem ter se incorporado às fileiras Daimistas.

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